.png)
missão, visão e valores
Missão
Promover o aprendizado e a valorização da percussão como ferramenta de expressão cultural e musical, oferecendo um ambiente inclusivo, criativo e de excelência para todos os níveis de ensino. Queremos despertar sentimentos conscientes, técnicos e criativos, que movam as pessoas a trabalhar em grupo, respeitar a diversidade musical e se conectar com a musicalidade da percussão.
Visão
Ser referência nacional e internacional no ensino de percussão, reconhecido pela qualidade e inovação de seus métodos pedagógicos, pela contribuição à preservação e divulgação das culturas percussivas.
Valores
Buscamos preservar e divulgar a rica diversidade de ritmos, as raízes culturais da percussão e instrumentos tradicionais de diferentes partes do mundo. Estimulamos a expressão artística e a criatividade dos nossos alunos, incentivando a improvisação e a liberdade musical dentro de um contexto de aprendizado técnico e disciplinado. Promovemos um ambiente inclusivo onde todos se sintam acolhidos e respeitados. Valorizamos o trabalho em grupo, a troca de experiências e a construção coletiva da música e o seu poder transformador. Cultivamos a paixão pela percussão!
idealizador e instrutor

PAULINHO PIRES
.png)
músico (cantor e multi-instrumentista), compositor, educador musical e administrador de empresas com especialização em gestão cultural
Desde 1997, Paulinho Pires atua com como percussionista no cenário musical de SP. Gravou recentemente uma live sobre Bateria de Escola de Samba, contemplada no Edital do PROAC da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Durante 13 anos Paulinho Pires foi mestre de bateria de blocos de carnaval na cidade de São Paulo e por quatro vezes foi ao Anhembi como ritmista de escolas de samba do grupo especial de SP. Atualmente é ritmista da Bateria Balanço Verde e Rosa da Escola de Samba União Imperial de Santos, ritmista dos Doentes da Sapucaí, bloco e banda que exaltam a cultura do samba-enredo, percussionista do Movimento Cultural Samba da Pracinha (Zona Norte-SP) e mestre de bateria do Bloco da Cantareira (Zona Norte-SP).
Com as percussões já se apresentou com: Geovana, MV Bill, Carica Sensação, Neguinho da Beija Flor, Zé Katimba, Wanderlei Monteiro, Raquel Tobias, Bernadete, Graça Braga, Nei Silva, Thobias da Vai-Vai, Wander Pires, Chapinha da Vela, Luizinho 7 Cordas, Quinho do Salgueiro, Sombrinha, Comunidade Samba da Pracinha, Maurício Pito, Rixxa da Portela, Simoninha, Evandro Malandro, Guilherme Lacerda, Batalhão da Vagabundagem, Nego (puxador carioca), Coletivo Sindicato do Samba, entre outros.
Atualmente é profissional instrutor de percussão no Coletivo Percussão onde ministra aulas, oficinas e workshops de percussão.
Em 2016, após quase 20 anos de experiência com instrumentos musicais, começou a dar aulas particulares de percussão com a intenção de multiplicar a experiência e a vivência com ritmos brasileiros e suas diferentes linguagens. Era o início do Coletivo Percussão! Durante 2024 e 2025 ministrou semanalmente o Ateliê de Percussão para os alunos de 05 à 10 anos na Escola Companhia em Santos.
Shows com artistas da Música Brasileira
Vídeo Aula
Secretaria de Cultura de SP
Vídeo aula de 30 minutos onde Paulinho Pires passa informações importantes sobre Bateria de Escolas de Samba, Samba-Enredo, Escolas de Samba, Blocos de Carnaval e também faz uma explicação básica sobre os 9 instrumentos mais utilizados numa bateria que são: caixa, repinique, tamborim, ganzá, cuíca, agogô, surdo de primeira, surdo de segunda e surdo de terceira. Projeto selecionado no Edital 39/2021 ProAC Expresso Direto da Secretaria de Cultura de SP destinado aos Artistas Educadores atuantes e residentes do estado.